Estilo Neoclássico

By | 13/01/2017

Estilo Neoclássico

Em João Pessoa – PB, como também em outras Capitais e Grandes Cidades do Brasil há uma tendência pelo Estilo Neoclássico. Esse padrão de construção está diretamente associado ao método construtivo em Alvenaria Estrutural feita com blocos de concreto ou tijolos autoportantes com uma espessura mais larga e robusta proporcionando mais segurança e também um melhor isolamento térmico e acústico. Um outro detalhe muito bonito desse padrão é o acabamento externo dos blocos de apartamentos que não recebem revestimento cerâmico e sim uma textura especial que evita infiltrações e manchas nas paredes, além  do aspecto visual agradável e cheio de charme o que é bem o estilo de Nossa Querida Cidade.

Na história da arquitetura, este estilo surge após os barroco tardio e rococó e foi um marco na educação cultural entre as gerações de novos artistas e de toda a classe aristocrática e classe média alta.

O estilo neoclássico caracteriza-se por plantas cobertas, constituídas por formas regulares; pela busca da simetria na planta e alçado; dando-se preferência por edifícios desdobrados horizontalmente. Os materiais utilizados no exterior foram principalmente a pedra, o gesso branco ou cromado e o mármore, que normalmente escondia elementos metálicos utilizados para reforço das paredes.

Exemplos de construções no estilo Neoclássico

Na arquitetura francesa trabalho de Perrault (1613—1688) na conclusão do famoso palácio real de Paris
A construção da praça parisiense, foi precisamente Petit Trianon, construído entre 1761 e 1768, onde os espaços interiores foram distribuídos de acordo com a sua função e não tanto segundo as exigências estéticas da simetria.

Na arquitetura urbana o estiolo neoclássico caracteriza-se pela simplicidade com cornijas e platibandas como recurso formal. As paredes, de pedra ou tijolo são revestidas e pintadas de cores suaves, como o branco, rosa, amarelo e azul-pastel, apresentam corpo de entrada salientes.

A decoração dos interiores com revestimentos e pinturas. Em geral as linhas básicas da composição apresentam pilastras decorativas, janelas largas e grandes em geral. As portas se destacavam enquadradas em pedra aparelhada e arrematadas antes em arco pleno, agora em vigas com revestimento que sugerem revestimento em pedra.

 
Tenho as melhores opções da cidade para você.
 
C: 1518-F PB & 20020-F DF
WhatsApp & Telegram: +55 (83) 9.8877-5968